A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou o resultado da 14ª edição da pesquisa de Rodovias 2010. De acordo com a pesquisa, 47,7% das rodovias federais em Alagoas são consideradas boas, 38% foram apontadas como irregulares, 8,8% ótimas e apenas 5,5% foram consideradas ruins.
Na pesquisa, o pavimento da BR 316 foi considerado bom, enquanto os das demais foram considerados ótimos. Quanto à sinalização, apenas a da BR 110 foi considerada ótima. As demais foram consideradas regulares. No quesito geometria, as BRs de Alagoas também ainda têm muito a melhorar: apenas a da BR 424 foi considerada boa, as outras foram tidas como irregulares.

Na avaliação das condições de superfície, 83,7% foram consideradas totalmente perfeitas e apenas 16,3% desgastadas.

Os números mostram uma melhoria significativa nas rodovias alagoanas. Ano passado, por exemplo, apenas 13,2% das BRs do Estado foram consideradas boas, enquanto que 71,6% apareceram como regulares e 15,2% como ruins. A pesquisa também aponta melhorias nas demais rodovias do país.

De acordo com a Pesquisa CNT de Rodovias 2010, 14,7% das rodovias avaliadas são classificadas como ótimas, 26,5% como boas, 33,4% são regulares, 17,4% estão ruins e 8%, péssimas. Em 2009, a Pesquisa CNT de Rodovias analisou 89.552 km. O percentual de rodovias ótimas foi de 13,5% e de boas, de 17,5%. As regulares somaram 45%. E os índices de ruins ou péssimas foram de 16,9% e 7,1%, respectivamente.

Na avaliação do presidente da CNT, Clésio Andrade, a melhoria da situação rodoviária brasileira é reflexo do maior investimento em obras de infraestrutura. “Tem havido um esforço do governo do presidente Lula em melhorar a situação das rodovias. Esse aumento da destinação de recursos voltados para o setor de transporte reflete na melhoria observada no levantamento”, afirma Clésio Andrade. De 2007 a agosto de 2010, o governo Lula investiu R$ 27,71 bilhões em infraestrutura de transportes. Já no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, de 1999 a 2002, foram investidos apenas R$ 4,15 bilhões.

A Pesquisa CNT de Rodovias avalia a situação das rodovias a partir da perspectiva dos usuários, tanto sobre o aspecto da segurança como do desempenho. A metodologia baseia-se em normas técnicas de engenharia viária e permite a identificação de elementos necessários ao planejamento do transporte e também à gerência das rodovias.

Com a realização do estudo, a CNT pretende difundir informações sobre a infraestrutura rodoviária, para que políticas setoriais de transporte, projetos privados, programas governamentais e atividades de ensino e pesquisa resultem em ações que promovam o desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas e de passageiros.

Fonte: CNT – Confederação Nacional do Transporte