Ouro Branco Está Entre os 34 Municípios que Ganharão Novas Unidades Básicas de Saúde em Alagoas

O Ministério da Saúde, através das portarias GM 3152/09 e 3273/09, habilitou Ouro Branco e mais 33 municípios alagoanos a receberem recursos referentes ao Plano Nacional de Implantação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) para Equipes de Saúde da Família. Com a publicação, foi determinado que o Fundo Nacional de Saúde adote as medidas necessárias à transferência automática do recurso financeiro de investimento para os Fundos Municipais dos municípios contemplados.

Pedro Herman Madeiro - Presidente do COSEMS/AL

“Esse foi um ganho importantíssimo para Alagoas. Diversos estados pleitearam tais recursos e o nosso conseguiu o incentivo para 34 municípios. A população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) merece essa nossa luta junto ao Ministério. Nosso objetivo é conseguir ainda mais recursos para aumentar o quantitativo de UBS no Estado”, analisou o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL), Pedro Herman Madeiro.

Além de Ouro Branco, os demais municípios contemplados foram Craíbas, Coité do Nóia, Feira Grande, Igaci, Maribondo, Quebrangulo, Igreja Nova, Penedo, São Sebastião, Belo Monte, Olivença, Barra de Santo Antonio, Roteiro, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Milagres, Teotonio Vilela, Água Branca, Arapiraca, Atalaia, Branquinha, Campestre, Chã Preta, Colonia de Leopoldina, Dois Riachos, Limoeiro de Anadia, Marechal Deodoro, Novo Lino, Paripueira, Paulo Jacinto, Porto Calvo, Santana do Ipanema São Miguel dos Campos e Passo de Camaragibe. Dois desses municípios receberão duas Unidades Básicas de Saúde cada, são eles: São Miguel dos Campos e Passo de Camaragibe.