Quarta-feira, dia 02 de setembro, foi realizada a I Oficina de Promoção de Saúde de Ouro Branco

1oficina004

O evento foi realizado na Escola Municipal Rui Palmeira, das 09:00 às 13:00 hs. O tema da Oficina foi: “Apresentação da Política Nacional de Promoção da Saúde”. O Público alvo foram os profissionais de saúde, com destaque para os enfermeiros, ACS’s (Agentes Comunitários de Saúde) e auxiliares de enfermagem, além de representantes de Conselhos Municipais e da sociedade civil organizada como Associações e Federação (FACO1oficina003B).  A coordenação foi de Maria Solange Rodrigues – Diretora de Vigilância e Atenção à Saúde de Ouro Branco, e o comando ficou por conta dos oficineiros Sóstenes Ericson – Enfermeiro, Professor da UFAL (Universidade Federal de Alagoas)  e Ticiano Terêncio – Enfermeiro, Executor Técnico do Núcleo de Promoção de Saúde – NUPS, da cidade de Estrela de Alagoas.

Maria Solange agradeceu a presença de todos, falou sobre a importância da Oficina e pediu a participação efetiva dos presentes.

Sóstenes Ericson

Sóstenes Ericson

Em seguida o Secretário Municipal de Saúde, Adejânio Policarpo, deu as boas vindas e ao mesmo tempo agradeceu a presença dos oficineiros Sóstenes Ericson e Ticiano Terencio, destacando a importância deles na realização desta Oficina, dando início assim ao Evento.

Sóstenes, Solange, Adejanio, Ticiano

Sóstenes, Solange, Adejanio, Ticiano

Na Primeira parte começou com a apresentação da Portaria 687, de 30 de março de 2006, que fala da aprovação da Política de Promoção da Saúde, seus objetivos e ações específicas. Em seguida foi praticada um dinâmica com a participação de todos, mostrando a importância do trabalho em grupo e ao mesmo tempo a valorização do ser humano. Na sequência foi apresentada a possibilidade da implantação do Núcleo de Prevenção da Violência e Promoção de Saúde e sua importância para a sociedade e comunidade como um todo. Depois foi aberta uma discursão sobre os assuntos apresentados, com opiniões, sugestões e críticas. Um dos pontos mais importantes foi a vontade de participação de todos nessas questões. Essa primeira parte terminou às 11:00 hs, com pausa para um lanche.

Ticiano Terencio

A segunda parte foi dedicada aos trabalhos em grupo. Os participantes foram divididos em dois grupos, cada grupo isolado em uma sala. Objetivo: apresentar os principais problemas de saúde pública, a origem desses problemas, suas consequências, o público alvo atingido, e o mais importante, apresentar as possíveis soluçoes para esses problemas. Entre os problemas apontados, destaque para: falta de saneamento básico, consumo excessivo de álcool, gravidez na adolescência e falta de lazer. Todo o conteúdo dos trabalhos foi acatado e registrado por Sóstenes Ericson para avaliação e posteriormente será apresentado por Maria Solange no Conselho Municipal de Saúde. Ainda sobre os trabalhos, ao final das apresentações dos dois grupos, foi aberta uma discursão em conjunto sobre o conteúdo dos mesmos. Às 13:00 hs foi encerrada a I Oficina de Promoção de Saúde de Ouro Branco.

Veja Abaixo algumas fotos (clique na imagem para ampliar)

Apresentação da Política Nacional de Promoção da Saúde